9ª aula: Amidos e Fermentos





Ah, essa sim foi uma das aulas mais esperadas do semestre! Afinal, desde o primeiro dia o professor já havia anunciado que na longínqua aula de Amidos e Fermentos ele queria ver (e comer) uma Rosca de leite condensado de primeira qualidade! Mas, essa preparação não estava sozinha. Nós também tivemos a oportunidade de fazer e degustar deliciosas Panquecas de presunto e queijo; um saboroso Bolo de aveia com maçã e banana; além dos maravilhosos Rocambole de goiabada e o Suflê de queijo. Além da comilança, tudo isso teve, evidentemente, um objetivo acadêmico: observar as ações dos amidos e dos fermentos no aumento do volume das massas, tornando-as extremamente agradáveis ao paladar.

As panquecas foram responsabilidade do Box 1. Foi o nosso primeiro contato com um método oficial, porém ainda desconhecido por nós, de grelhar a massa, o qual utiliza não uma frigideira convencional, mas sim uma panquequeira (ou, uma frigideira de cabeça para baixo). Para melhor compreensão do funcionamento da panquequeira, observe o esquema a seguir:
   


Bom, diante de tamanha novidade é claro que, infelizmente, algumas panquecas foram parar no chão... Mas nada que um pouco de prática não fosse capaz de resolver.

Uma observação que não pode deixar de ser feita está relacionada à proporção de recheio para a massa da panqueca. Quando já tínhamos ocupado dois refratários médios com 16 panquecas, observamos que havia massa suficiente para, pelo menos, mais 10 panquecas, mas o recheio... Já tinha sido esgotado! Não vimos outra solução a não ser grelhar (e comer) o restante da massa. Isso foi interessante, pois pudemos comparar as características de diferentes espessuras para a massa.

Apesar desse imprevisto, tudo parecia muito bem, até o momento da degustação, quando o professor, tão logo experimentou uma panqueca, disse:

- É claro que a massa das panquecas sobrou, vocês rechearam demais essas daqui!

- O quê? – replicamos – Esse recheio não está em excesso! Nós gostamos mesmo é de fartura.

E foi assim que se encerrou a discussão dessa preparação, cada qual defendendo qual é a proporção ideal de massa e recheio.

Moral da história: ‘A bem da verdade’, gosto é mesmo um assunto muito pessoal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário