1ª aula: Pesos e Medidas

Ah, quanta expectativa para a primeira aula prática da disciplina Dietética! E quantas especulações também... “O que será que vamos cozinhar hoje? Espero que seja uma coisa bem gostosa!”. Mas, qual não foi a surpresa da turma quando, ao pegar o roteiro, se deparou com o título: Pesos e Medidas.
  
Dessa forma, descobrimos que a primeira aula consistiria na medição de vários ingredientes em diferentes utensílios. As medidas do Box 1 foram realizadas em utensílios de medidas caseiras (copo americano, copo duplo, xícara de café, xícara de chá, colher de café, colher de chá, colher de sobremesa e colher de sopa), nos quais tivemos que pesar em triplicata (três vezes!) cada um dos seguintes ingredientes: farinha de trigo, farinha de mandioca, amido de milho, açúcar cristal, açúcar refinado, sal, margarina, água, leite e óleo vegetal. Para cada série de medida, era calculada sua média aritmética simples.

  
A fim de verificar a diferença de medidas intra e inter manipuladores, foi feita uma triplicata extra para a farinha de trigo e a margarina. Foi possível constatar ainda as diferentes frações que compões os alimentos, pesando-se um ovo inteiro com a casca, a clara e a gema separadas, e a clara e a gema juntas, após batimento manual. 
Além disso, para calcular e comparar o Fator de Correção (FC) de diferentes frutas, todos os Boxes obtiveram os pesos bruto e líquido de uma fruta, sendo a banana, a fruta destinada ao Box 1. Para a nossa alegria, as frutas pesadas foram utilizadas para compor uma deliciosa Salada de Frutas!

Bom, para se ter uma dimensão de como se deu o andamento dessa aula basta pensar um pouco: pegue vários ingredientes para serem medidos e adicione quatro (inexperientes) manipuladoras. Não é difícil imaginar que, após certo tempo, tinha farinha por toda a bancada e, inclusive, nas próprias alunas! Mas nada que um aviso do professor não fosse suficiente para que nos atentássemos para colocar tudo em ordem. 

Apesar da bagunça, tudo parecia sob controle. Mas, falando em professor, foi em uma de suas passagens pelo Box 1 que percebemos que todo o serviço feito poderia estar perdido! Nós, na euforia do primeiro dia de aula, acabamos não percebendo um detalhe crucial: a balança estava fornecendo os pesos em Oz.

- Vocês não estranharam os valores dos pesos dos ingredientes? A balança não está fornecendo as medidas em gramas, mas sim em Oz! – Disse o professor.

A reação foi espontânea:

- O quê?
- É sério?
- E agora, vamos ter que fazer tudo de novo? Ah, não!
- O que é Oz?

E foi dessa forma que aprendemos que a balança de precisão marca Bioprecisa possui um pequeno botão de nome “Unit”, o qual indica em qual unidade de medida os pesos estão sendo aferidos.

A partir de então passamos a pesar o restante dos ingredientes em gramas, porém, estávamos cientes do trabalho extra que nos aguardava no relatório: descobrir que unidade de medida era o tal do Oz e afinal, qual era o seu equivalente em gramas. Dá-lhe matemática!

Após o susto e, uma vez realizada a discussão final sobre a aula, percebemos a relevância da realização dos pesos e medidas para a execução de uma receita. Para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes, tais como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos ingredientes. 

Segundo Philippi (2003), a reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, mesmo quando elaborados diversas vezes e por pessoas diferentes. Obter medidas exatas requer instrumentos com capacidade de medidas padronizadas ou ainda a utilização de medidas caseiras. O emprego de medidas exatas garante e reprodutibilidade da receita e auxilia o controle de qualidade, quantidade e custo.


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Referência: PHILIPPI, Sônia Tucunduva. Nutrição e Técnica Dietética. 1ª ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

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