5ª aula: Cereais



A aula de cereais não foi a mais colorida, tampouco a mais apetecível, afinal, um arrozinho sempre pede algo mais! Apesar de que, os dois tipos de macarrão realizados, com o devido molho, salvaram o dia! Foi através dessa aula que pudemos avaliar o rendimento e o tempo de preparo de diferentes variedades de arroz e macarrão, além de analisar os diferentes métodos de preparo, cada qual mais indicado para uma variedade do cereal.

Nosso Box realizou o tradicional Arroz branco. Embora seja uma preparação simples e rápida, há uma grande expectativa e responsabilidade a fim de se obter um produto final com as características sensoriais adequadas, principalmente no que se refere à textura. Em outras palavras, todos esperavam por um arroz soltinho, tal como agrada a cultura e o paladar do brasileiro. E nós não decepcionamos! Nossas expectativas foram alcançadas e todos puderam saborear um arroz soltinho, soltinho.

Ao final da aula, e com os dados dos Fatores de Cocção (FCy) em mãos, pudemos perceber o quanto os cereais são capazes de render. O Arroz branco, por exemplo, obteve um rendimento de 180%, só perdendo para o Arroz parboilizado, cujo rendimento chegou próximo de 300%, uma vez que seu grão apresenta maior capacidade de absorver água. Em relação aos dois tipos de macarrão (massa de sêmola e ovos e trigo durum), notou-se que aquele, por constituir uma massa mais tenra, obteve maior rendimento e menor tempo de cocção do que esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário