10ª aula: Leite, ovos e derivados




Até que enfim a décima aula prática chegou!! Mas, por que tanta expectativa? Porque essa era a tão esperada aula do Pudim de leite condensado, entre outras maravilhas culinárias (Sopa cremosa de couve-flor, Doce de queijo, Frapê de café e Manjar com calda de ameixa). Uma verdadeira tentação aos amantes de uma boa dieta. Diante de tantas delícias, quase nos esquecemos de que também deveríamos preparar ovos. Isso mesmo... Simplesmente ovos!!!! O objetivo era analisar a função do leite, derivados e ovos nas receitas testadas. 


Os ovos e leites são de grande importância para a dietética, pois conferem propriedades como viscosidade, homogeneidade, sabor, textura, emulsão e coesão, entre outras características.
Biologicamente, o ovo é o óvulo fecundado, ou não, de algumas espécies de animais (principalmente aves e répteis). É um ingrediente importante na culinária, sendo utilizado mundialmente em todas as épocas, em pratos doces ou salgados, em qualquer refeição (ARAÚJO, 2007). 
Já o leite é definido, segundo conceituação biológica, como o produto originado a partir da secreção das glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, sendo o único alimento que satisfaz as necessidades nutricionais e metabólicas do recém-nascido de cada espécie (ARAÚJO, 2007). No entanto, a Instrução Normativa nº 51/2002 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura descreve: entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda (ARAÚJO, 2007).



A preparação do nosso Box, foi o Pudim de leite condensado e Ovos cozidos. A expectativa para fazer o pudim era grande, pois nenhuma de nós havia se aventurado a fazer essa receita na vida.  Na hora da realização da calda, contamos com a ajuda da nossa “Santa Bárbara”, a técnica do laboratório, pois não fazíamos ideia de qual era o ponto certo da calda. Se fizéssemos algo errado, ela passaria do ponto e viraria bala. No fim, tudo deu certo e a receita ficou maravilhosa. O único problema é que, por ser uma preparação demorada, não deu tempo de ser resfriada na geladeira. Assim, tivemos que saboreá-la um pouco ainda quente. No entanto, isso não tirou o seu divino sabor.

Quanto aos ovos, coitados, quase foram esquecidos!!! O objetivo de fazê-los era reconhecer quando estavam frescos ou velhos, obter os fatores de cocção e correção e aprender a técnica correta de prepará-los. O Box 1 ficou responsável por fazê-los na forma cozida. Realizamos essa tarefa em três etapas: após o início da fervura, um ovo foi cozido em 6, outro em 8 e o último em 10 minutos. O objetivo era comparar os diferentes tempos de cozimento e o que isso influenciava na aparência, textura, sabor e grau de coagulação das proteínas (maior à medida que aumentava o tempo de cozimento). No entanto, diante de tantas delícias, ninguém se aventurou a comer meros ovos cozidos.

Assim, terminamos a aula satisfeitas de tanto comer guloseimas. No fim, a promessa era a mesma: “temos que queimar essas calorias na academia!!”. 


Confira agora alguns vídeos e receitas relacionados a Leite, derivados e Ovos:








Referência: ARAÚJO, W. M., et al. Alquimia dos Alimentos. Brasília: Editora Senac – DF, v.2, p. 219-220. 2007. 560p.


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